Projeto Prisme da UFT alcança 139 municípios
O Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação (Prisme/UFT) está ofertando, desde terça-feira (11), no Auditório Cuica, Câmpus de Palmas, a formação de profissionais da gestão da educação municipal, docentes/técnicos e pessoas envolvidas com a educação nos municípios. Cerca de 400 profissionais da educação, de aproximadamente 108 municípios do Tocantins, estão participando do evento.
Segundo a coordenadora geral do Prisme, Rosilene Lagares, professora do Doutorado em Educação, “o Prisme abrange o ensino, a pesquisa e a extensão e concebe a educação como prática social. Procura trazer inovações tecnológicas para a docência, integrar a educação superior aos municípios, instrumentalizar e monitorar os municípios para que cumpram as metas educacionais do Plano Nacional de Educação”.
Abertura
O evento foi aberto na última terça-feira (11) com uma apresentação cultural da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União. As autoridades presentes enalteceram a participação dos 109 municípios e enfatizaram a necessidade de formação dos gestores municipais e professores da educação básica e superior. Em seguida, houve uma mesa-redonda com o professor emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Fernando Dourado, e da representante da Unidime, Francinete Ribeiro Ferreira Fonsêca. Na ocasião, eles discutiram democracia, gestão democrática e autonomia na educação municipal.
Após a conferência de abertura, foram lançados alguns livros, tais como a Coletânea de Política e Gestão Educacional, Volume I, da Dra. Rosilene Lagares.
Programação
O evento segue, nesta quarta-feira (12), com os momentos formativos nos Grupos de Trabalho (GT). São cinco grupos temáticos direcionados que estarão estudando a Meta 19, do Plano Nacional de Educação 2014-2024, para assegurar condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União.
À tarde, está previsto mais encontro dos Grupos de Trabalho e uma mesa geral, às 16h30, no Cuica, seguida do encerramento.
Parcerias
A Rede de Colaboração/RCT/Prisme buscou parcerias com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPETO), a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM-TO) e os dirigentes municipais de educação, pesquisadores e especialistas em política e/ou gestão educacional para somar e propor ações para assegurar formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação, para subsidiar os processos de institucionalização, gestão e prática pedagógica da e na educação básica (pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental) no Tocantins. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Prisme)
Redes Sociais