Pesquisadoras do Nujor/UFT participam de livro do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da USP
Lançamento do livro ocorre nesta quinta-feira (02) às 18h no canal oficial da ECA USP, no Youtube
Trazendo contribuições de pesquisas sobre práticas jornalísticas alternativas às corporações de mídia em âmbito nacional, o ebook “Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas”, conta com a participação de pesquisadores de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Tocantins, Goiás, Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte, que apresentam uma perspectiva regional sobre o tema. A obra, disponível no formato de e-book, e com download gratuito, contém sete capítulos e apresenta um panorama de mudanças no mundo do trabalho do jornalista e das rotinas produtivas.
Segundo Marluce Zacariotti, coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor/UFT) e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ), a contribuição de pesquisadoras tocantinenses possibilitou um olhar mais profundo acerca dos aspectos regionais do desenvolvimento iniciativas de novos modelos de jornalismo e as dificuldades de estruturação enfrentadas por esses veículos.
“Para nós foi super importante participar dessa pesquisa em rede. Por meio de parcerias como esta, conseguimos levantar dados de nossa região e divulgar, colaborando com uma compreensão mais macro das questões pesquisadas. A gente segue nessa perspectiva de continuar buscando novas parcerias, de continuar trabalhando em pesquisas em rede. Estamos participando, também, de uma outra pesquisa nacional sobre o perfil do jornalista brasileiro, coordenada por pesquisadores da UFSC. É por aí que a gente consegue consolidar alguns dados regionais, dando esse apoio a colegas e recebendo o suporte de grupos de pesquisa consolidados”, destaca Zacariotti, que divide o capítulo do livro com as professoras Valquíria Guimarães e Ingrid Assis.
A Profa. Dra. Roseli Fígaro da ECA-USP, que também é coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da instituição e uma das organizadoras da publicação, ressalta a importância de iniciativas coletivas para o jornalismo brasileiro.
“O vigor dessa proposta, a importância de fazer esse mapeamento sobre os novos arranjos de trabalho jornalístico é a experiência do trabalho de pesquisa em rede, que é muito gratificante. Os frutos emergem com maior rapidez. É uma pesquisa consistente e um trabalho que mostra uma novidade da comunicação digital.”
A live de lançamento do livro contará com a participação dos pesquisadores e também de representantes de arranjos jornalísticos que foram objeto da pesquisa. Assista ao vivo em https://www.youtube.com/watch?v=-YtTTos7PII .
Redes Sociais