Profor abre inscrições para curso de formação de docentes da UFT
O Programa de Formação Docente Continuada (Profor) abre inscrições para o curso "Introdução às Relações Étnico-raciais na Universidade I” /2021 para docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ao todo, são ofertadas 60 vagas. As inscrições estarão abertas a partir de 08 de março e seguem até o dia 14 do mesmo mês, podendo ser realizadas por meio de formulário online. Clique aqui para acessar o formulário. O curso tem início dia 17 de março de 2021 e será totalmente online.
A proposta do curso é capacitar servidores acerca da diferença, dos saberes tradicionais e a diversidade étnico-racial no contexto da universidade, no sentido de ampliar a leitura do espaço acadêmico em sua pluralidade e o reconhecimento da multiplicidade de formas de ser e estar no mundo que convivem nesse espaço.
Responsável pelo curso, a professora Solange Aparecida do Nascimento, destacou a importância do projeto, uma vez que "o curso é relevante na medida que propicia, por meio de uma perspectiva decolonial, uma maior compreensão dessa diversidade, já que os povos tradicionais estão no espaço acadêmico com seus saberes, vivências e modos de ser e fazer muitas vezes desconsiderados no meio acadêmico", pontuou.
A pró-reitora de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas, professora Vânia Maria de Araújo Passos, ressaltou a importância do curso: "A formação continuada promove o desenvolvimento profissional necessário para a reflexão e a ação de mudanças referentes à cultura universitária, cujo elemento pedagógico é fundamental para o alcance de seus objetivos".
Resumo
Inscrições: 8 a 14 de março de 2021
Início do curso: 17 de março de 2021
Público-alvo: docentes
Carga horária: 20 horas (online)
Número de vagas: 60
Professora responsável: profª Drª Solange Aparecida do Nascimento
Próximo Curso
Dentro da programação de atividades do Profor e segundo o seu coordenador pedagógico, professor George França, o debate sobre as Relações Étnicos-raciais continuarão no próximo semestre e abordarão as questões indígenas.
Redes Sociais