Professoras da UFT participam de live da 4ª Mostra Norte por Norte
Nesta quinta-feira (3) será realizada a live da 4ª Mostra Norte por Norte, pelo perfil da Casa Ninja Amazônica, no Instagram. A Mostra Norte por Norte é um evento de fotografia realizado em Rondônia e é feito por um coletivo de fotógrafos. A mostra desse ano irá dar visibilidade à produção fotográfica de mulheres da região norte, incluindo as professoras Lia Testa e Amanda Leite, dos câmpus da UFT em Araguaína e Palmas, respectivamente.
As exposições geralmente se destacam na paisagem das ruas centrais ou de bairros periféricos de Porto Velho, usando como suporte o lambe-lambe. Este ano, a mostra dará visibilidade às mulheres nortistas. A mostra tem o objetivo de articular produções visuais feitas nos estados que compõe a região Norte/Amazônica. Um convite ao diálogo e ao encontro entre artistas, pesquisadores e amantes da fotografia, um espaço de trocas feito por gente do Norte. “Trabalho a produção de visualidades na mescla entre realidade e ficção sobre temas cotidianos em diferentes processos de criação. Meu trabalho tenta de provocar modos de ver e de pensar a imagem fotográfica na cena artística contemporânea”, afirma Amanda Leite, fotografa e professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) e no curso de Pedagogia (UFT), no Câmpus de Palmas.
“A Mostra Norte por Norte está dando visibilidade á produção artística de mulheres da região norte, congregando assim uma reunião de visualidades e vozes que ocupam diferentes espaços do Brasil e mostrando que o Norte e as regiões que não estão no centro têm força e potência criativa.”, conta Lia Testa, professora de literatura do Curso de Letras, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL), e também do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), no Câmpus da UFT de Araguaína. Além de Amanda e Lia, também estarão participando da live a jornalista e artista visual Angélica Lima, e a fotógrafa Ludimila Matos.
Transmissão da Live
Com a pandemia, a parceria com a Casa Ninja Amazônica ganhou destaque, e atualmente o perfil organiza as lives estaduais e interestaduais para promover o diálogo entre as compositoras, os artistas e o público. A live será transmitida pelo perfil da Casa Ninja Amazônica (@casaninjaamazonia), nesta quarta-feira, às 19h.
Confira, abaixo, imagens de Amanda Leite (esquerda) e de Lia Testa (direita) que participarão da Mostra:
Redes Sociais