Projeto promoverá curso de educação inclusiva para docentes
Com o intuito de prover ao corpo docente a capacitação necessária para a ministração de aulas para alunos com deficiência nos cursos de nível superior das instituições federais de ensino, terá início, a partir de 18 de agosto, no Câmpus da UFT em Araguaína, o curso "Educar na Diversidade: Deficiência, transtornos, síndromes e educação inclusiva". As aulas fazem parte do Curso de Formação Continuada (Profor).
A comissão organizadora conta com as professoras Antônia Márcia Duarte Queiroz, do Colegiado de Geografia, e Claudenice Cardoso Brito, do Colegiado de Matemática. Para a execução do curso, haverá a participação de uma equipe multidisciplinar composta por professores que atuam na Educação Especial e Inclusiva. Dentre eles, educadores físicos, psicólogos e fisioterapeutas, profissionais com experiência no trabalho com estudantes portadores de deficiências e necessidades especiais.
A formação será desenvolvida em três módulos no sistema semipresencial, distribuídos em três encontros que ocorrerão na UFT em Araguaína. Para que os participantes do Profor possam receber o certificado, é necessário que se cumpra a carga horária de no mínimo 75% de presença. A carga horária total de cada módulo soma em 30 horas semanais. Confira, abaixo, horários, locais e temas que serão abordados em cada data.
Temas | Data | Horário | Local |
- Deficiência Intelectual e/ou múltiplas; - Educação Especial; - O trabalho da APAE de Araguaína |
18 de agosto | 8h às 12h | UFT/Unidade Cimba Auditório II – Bloco C |
- Transtorno do Espectro Autista-TEA; - Deficiência visual e auditiva |
18 de agosto | 14 às 18h | UFT/Unidade Cimba Auditório II – Bloco C |
- Educação inclusiva e processos inclusivos; |
19 de agosto | 8h às 12h |
Anfiteatro UFT/Unidade Cimba |
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