Fenomenologia e a Ressignificação do Trabalho Docente
Coordenadora: Profa. Dra. Enilda Rodrigues de Almeida Bueno
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2014
Resumo:
A fenomenologia é uma filosofia e um método que nos fornecem conceitos básicos para a reflexão em seus aspectos particulares, individual e social. A fenomenologia pretende realizar a superação da dicotomia entre sujeito e objeto, entre homem e mundo, mostrando que toda consciência é intencional. Isso significa que não há consciência separada do mundo, mas toda consciência tende para o mundo, toda consciência é consciência de alguma coisa. A fenomenologia aponta para a necessidade de romper com a atitude natural, com os preconceitos, para assumir uma atitude de rigor, de eticidade, de criatividade, de criticidade e de humanização para compreensão do que somos e do que fazemos. Neste sentido, pretendemos um ressignificar da prática docente pela formação continuada a partir da compreensão da fenomenologia. Este projeto de pesquisa, se propõe a apresentar as contribuições da fenomenologia para o trabalho docente, numa perspectiva de totalidade voltada para a valorização humana. Partindo de uma investigação bibliográfica, nas obras de Edmund Husserl, Merleau-Ponty e comentadores da fenomenologia para apresentar o que é a fenomenologia, sua origem e importância. Será feito uma pesquisa de campo em três escolas de ensino médio, em diferentes regiões da cidade de Porto Nacional para: Primeiro, verificar o nível de conhecimento sobre o que é a fenomenologia, sua origem e importância para a formação de professores. Segundo, organização de grupos de estudos de fenomenologia. Nossa intenção é desenvolver uma reflexão partindo do ser humano, de sua incompletude, de sua existência, para alcançarmos uma maior compreensão entre sujeito e objeto, homem e mundo numa dimensão dialética e fenomenológica.
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