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Tecnologia da Informação

Atualização do Sistema de Login facilita acesso dos usuários aos serviços informatizados da UFT

Tela de loginA Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) lança nesta segunda-feira (07) a versão 2.0 do Sistema de Login Unificado (SLU) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Uma das principais melhorias da atualização é que ela dispensa a carta de acesso que antes era solicitada para a criação de logins, e permite que novos estudantes da Universidade criem suas próprias contas online, com base em informações pessoais pré-cadastradas no Sistema de Informações para o Ensino (SIE).

"Basta que o aluno tenha seu número de matrícula para acessar o sistema e criar seu login, escolhendo uma das opções de nome de usuário geradas automaticamente", explica o servidor Rafael Mansilha, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

O sistema está adaptado para a utilização de Nome Social, desde que este esteja registrado no SIE.

Para os servidores, a criação de contas poderá ser feita pelas próprias Gerências de Desenvolvimento Humano (GDHs) dos câmpus e pela Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) no ato de posse ou entrada em exercício, permitindo acesso imediato de novos docentes e técnicos-administrativos.

Feito o cadastro no SLU, o próprio usuário pode conferir suas informações básicas, alterar ou recuperar senha e também atualizar os campos para recuperação de acesso à conta (e-mail e telefone) pela internet.

"Antes havia muitos casos em que o usuário dependia da DTI e precisava ir pessoalmente ao câmpus para resolver problemas de acesso, e muitas das demandas que a gente tinha no atendimento eram de recuperação de senhas", destaca o coordenador de Desenvolvimento da DTI, Rodolfo Medeiros, citando o exemplo dos ex-alunos, que precisavam entrar em contato com as secretarias acadêmicas caso quisessem recuperar a senha do Portal do Aluno para gerar documentos como o histórico acadêmico. "Por isso a ideia dessa atualização é justamente agilizar e desburocratizar esse processo, além de promover outras melhorias na parte técnica", completa ele.

"Com essa atualização tornamos o sistema mais moderno e compatível com as tecnologias atuais, e vamos eliminar uma das principais dificuldades de uso da ferramenta. Na prática, todos os nossos serviços ficam mais disponíveis porque os usuários podem recuperar o acesso de forma segura e automática, a qualquer momento, sem depender dos administradores do sistema", ressalta o diretor de Tecnologia da Informação, Juliano Rios.

O acesso ao Sistema de Login Unificado se dá através do endereço http://sistemas.uft.edu.br/sluO acesso ao Sistema de Login Unificado se dá através do endereço http://sistemas.uft.edu.br/slu
Recadastramento

O login unificado é o cadastro de usuários que permite o acesso de estudantes, servidores e egressos da UFT a todos os sistemas informatizados da Universidade, tais como redes de internet, e-mail institucional, Sistema de Bibliotecas, Portal do Aluno, Portal do Professor, Intranet, Moodle, UFT Docs etc. As permissões de cada usuário nas diversas aplicações são gerenciadas conforme os diferentes perfis.

Para quem já possui conta de usuário no SLU/UFT, durante o período de transição será solicitada a atualização de informações de recuperação de conta (e-mail secundário e telefone). A opção de recadastramento aparecerá no primeiro acesso do usuário à aplicação.

O Sistema de Login Unificado pode ser acessado no endereço http://sistemas.uft.edu.br/slu.

Tela de alteração de dados no sistema

 

Suporte ao Usuário

Caso um usuário não lembre o seu login de acesso ou senha, este pode recuperar sua conta do SLU através do e-mail secundário (que não seja seu e-mail da UFT) já cadastrado no sistema.

Se não receber o e-mail, ou não conseguir identificar para qual e-mail o link de recuperação está sendo enviado, o usuário deve, então, procurar o setor responsável para obter auxílio para acessar o sistema: se for aluno, deve se dirigir à secretaria acadêmica. Se for servidor, deve se dirigir à GDH do seu câmpus ou à Progedep.

As Secretarias Acadêmicas, as GDHs e a Progedep podem consultar todos os usuários sob a sua responsabilidade e modificar os dados de recuperação de conta (além de criar contas para os novos servidores, no caso das GDHs e da Progedep).

A Central de Serviços da DTI pode criar, editar e remover contas, mas cabe a ela, principalmente, administrar os Grupos dos Usuários que gerenciam o SLU. Os gerentes e diretores dos GDHs e das Secretarias Acadêmicas também terão autorização para gerir os usuários - servidores do setor - que forem responsáveis por operacionalizar a ferramenta.

O SLU realiza sincronização automática de forma periódica com a base de dados do SIE. Caso haja alguma alteração no cadastro do usuário no SIE que precise ser sincronizada de imediato, os gerentes do SLU também podem forçar a sincronização da conta específica com a base de dados do SIE.

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