No dia 30 de agosto, em Brasília, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), representada pelo pró-reitor de graduação, Eduardo Cezari, participou do evento “Diálogos Sobre o Acesso à Educação Superior: Unir para fortalecer o Sisu”. O encontro, que tem o objetivo de debater os desafios da gestão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD), órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).
Também participaram do evento, de forma remota, a diretora de Registro e Controle Acadêmico, Daniella Borges do Nascimento e a coordenadora de Desenvolvimento Estratégico, Ana Paula Santos, ambas servidoras da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFT.
Na ocasião, Cezari, participou do painel Experiências e Perspectivas na Gestão do Sisu, momento em que cada representante trouxe a realidade de ingresso da sua instituição. “Nós fizemos um levantamento por região, norte, sul, nordeste, centro-oeste e sudeste, com as experiências que nós temos de ingresso com as instituições que utilizam apenas o Sisu para ingresso e aquelas que utilizam processos mistos, como a UFT, por meio do vestibular e Sisu”, explica o pró-reitor.
O encontro também visa discutir as melhorias necessárias para tornar o processo do Sisu mais efetivo. “O MEC, nesse momento, busca compreender um pouco melhor a dinâmica do ingresso nas instituições e quais são os desafios para que se possa pensar em soluções”, relata Cezari, ao destacar que algumas demandas apontadas são bastante comuns entre as instituições. Segundo o pró-reitor, o calendário do Sisu, por exemplo, foi uma questão levantada, para que se possa ter um período maior de divulgação, de matrícula, a definição da documentação básica necessária para comprovação de renda mais simplificada, entre outras questões.
Por fim, Cezari ressalta a sensibilidade do MEC, das diretorias e das coordenações responsáveis por esse processo em ouvir as instituições e estabelecer um diálogo para que se possa avançar na política de acesso ao ensino superior.
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