Professores da UFT participam de palestras da Mostra Casacor Tocantins 2022
O professor Luiz Otávio Rodrigues Silva, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), juntamente com os professores José Marcelo Martins Medeiros, Valéria Maria Pereira Alves, do colegiado do curso de Engenharia Civil; e o fotógrafo Samuel Silveira Costa, a convite do titular do Sebrae Tocantins, André Luiz Aires Gomes, participam da programação de palestras da Mostra Casacor Tocantins 2022. As palestras serão realizadas no dia 25 de maio e no dia 01 de junho, das 19 às 21h, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, onde a estrutura da Mostra Casacor está montada.
O Sebrae Tocantins, parceiro do evento Casacor, possui um estande de artesanato na Mostra. A ideia é promover todas as quartas-feiras, durante o período do evento, oficinas e palestras para estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, paisagismo, engenharia, design de interiores, entre outros. O espaço para as duas primeiras palestras será destinado aos professores convidados da UFT.
A palestra que será ministrada amanhã, 25 de maio, terá como tema “Arquitetura Sustentável: notas sobre o empreendedorismo na arquitetura, design de interiores e paisagismo'', e será ministrada pelo professor José Marcelo Martins Medeiros. Já a palestra do dia 01 de junho discutirá o tema “Patrimônio e turismo: notas sobre o aquecimento econômico em torno de bens históricos tombados em Palmas”, que será ministrada pela professora Valéria Maria Pereira Alves.
Para o professor Luiz Silva, responsável pela organização do conteúdo que será debatido no evento e também fará a mediação das duas palestras, é muito importante que a UFT marque presença em um evento de grande destaque como a Casacor e divulgue o que está sendo produzido dentro do curso: “A missão institucional da Universidade é estimular a produção de conhecimento, a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e reflexivo voltada para a formação de profissionais. O Ensino, a Pesquisa e a Extensão que são a principal linha de pensamento que vamos abordar no evento. Abordaremos sobre a importância da Universidade Federal do Tocantins na formação profissional da nossa categoria, que tem demandas no mercado local, nacional e internacional”.
O professor ressalta ainda que, para além de levar para a Mostra o olhar acadêmico, o objetivo de ambas as palestras é tratar de questões de natureza social: “Vamos abordar a cidade, a cultura, o olhar sobre nossas raízes, entre outras ações”.
Redes Sociais