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UFT segue qualificando professores da educação básica por meio do Parfor

Written by Daianni Parreira | Published: Monday, 18 January 2016 10:33 | Last Updated: Tuesday, 13 September 2016 14:01

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação,  é uma das instituições a adotar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em parceria com a Capes, Estado e municípios. A UFT já formou quase 500 professores e atualmente tem 678 alunos matriculados em 25 turmas em andamento nos sete câmpus da Universidade. O regime é semi-presencial e as aulas presenciais do semestre letivo tiveram início no dia 04 de janeiro.

O objetivo do Parfor é induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

A pró-reitora de graduação da UFT, professora Berenice Feitosa enfatiza que este é um dos maiores programas de educação no contexto da Universidade. “O Parfor veio corrigir uma deficiência na formação dos professores sem habilitação, na educação básica. Os cursos de licenciatura com certeza agregam valor na formação deste profissional, resultando em um ensino de mais qualidade para o aluno assistido”, disse.

Para a coordenadora geral do Parfor, professora Benvinda Barros Dourado, no decorrer do processo de formação dos professores no programa, é possível visualizar a evolução no desenvolvimento profissional, com práticas pedagógicas inovadoras e reflexivas, influenciando, assim, na melhoria da qualidade da educação básica.

 

Estudantes do 8º período da Licenciatura em Informática pelo Parfor (Foto: Daianni Parreira)
Generina Belem, professora e acadêmica do último período da licenciatura em Informática do Parfor é um exemplo do quanto a formação tem ajudado em seu trabalho. “Coordeno a área de tecnologia de uma escola municipal de Santa Rosa do Tocantins, mas só sabia o básico do computador; então, esse curso está sendo fundamental na aquisição de conhecimentos que já estou colocando em prática, nestes quatro anos de graduação”, relatou.

O professor Gentil Veloso Barbosa, ministra aulas no Parfor desde 2012 e conta que durante sua trajetória no programa pôde conferir resultados positivos com relação à evolução dos acadêmicos, principalmente com referência à adequação as novas tecnologias. Já o professor Leandro Garcia, que também é professor no programa há quatro anos mencionou sobre a habilitação à licenciatura que o curso oferece, ampliando as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

I Seminário do Parfor: Nos dias 26 e 27 de janeiro, a Pró-Reitoria de Graduação da UFT, por meio da Coordenação Geral do Parfor, promove o I Seminário do Parfor, com o tema “Formação de professores e práticas pedagógicas: desafios e experiências no contexto do Parfor/UFT”. Mais informações estão disponíveis na coordenação geral do Parfor, Bloco IV, sala 213, Câmpus de Palmas, ou telefone (63) 3232-8075.

O Seminário visa refletir sobre a formação de professores da educação básica, além de socializar experiências, resultados das ações e reflexões construídas pelos alunos do Parfor, professores-formadores e representantes dos entes federados envolvidos no Parfor/UFT.

Além da discussão sobre a formação de professores e práticas pedagógicas, o evento englobará várias outras temáticas subjacentes, como a valorização do profissional e a Base Nacional Curricular Comum e seus impactos. As atividades serão realizadas no Auditório do Centro Universitário Integrado de Ciências e Artes (Cuica) da UFT, e em salas de aulas determinadas, onde serão realizadas oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos.

Entenda o Parfor: O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES. Fomenta a oferta de turmas especiais em cursos presenciais de Licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica. Confira mais sobre o programa, clique aqui.

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