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Explorando Novos Horizontes na Educação: Inovação com Propósito

Nesta quarta-feira,  13 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional da Pessoa Cega. Para comemorar a data, lembrar das conquistas e desafios, o projeto Inovajor do curso de Jornalismo da UFT, produziu uma série de podcast e vídeos que trata exatamente das jornadas dessas pessoas.

O trabalho tem o objetivo de dar acessibilidade informativa às pessoas cegas e de baixa visão. É a construção de uma jornada educacional transformadora, produzida pelos monitores do Piip-Inovajor. O projeto está realizando uma roda de conversa a respeito da acessibilidade para as pessoas cegas que ocorrerá nesta quarta-feira, às 19:30h, pelo youtube.

Confira as histórias e descubra como a diversidade e a inclusão moldam o futuro da aprendizagem.

Ouça no Spotify:

 https://open.spotify.com/episode/1fPgzB2xcY8JAECmaYrQCR?si=9TIO7ThiRqaRVi1_-iF2Qg 

Cão Guia 1:

https://open.spotify.com/episode/1Gy7MHRtQ1N97NL5eaKMLW?si=SSdxH00pSpKe9nIfUTNCIw 

Cão Guia 2:

https://open.spotify.com/episode/5l05o19BRu1JmffalDmS7g?si=UR4kakx2QwqvOyN7Bjohow 

Entrevista com Michele Veras - Dia da Pessoa Cega no Brasil:

https://open.spotify.com/episode/09dxHcAYOVkWjuCbmRtzW7?si=8SMgZuO7Si-D9RBiZfBtIw 

Lado B - “ Um ÁudioTour de Memórias”:

https://open.spotify.com/episode/0TJGnn7KzWWRbmM8Q6GoxX?si=R1o-bpzYSZiFjYNeNjEhFw 

Leituras Complexas 1 – Texto de Teoria do Jornalismo

https://open.spotify.com/episode/0NdAogomWy0G4gvGNdaIxT?si=5lSKjPZrTdi2NB-IeINOTA 

Leituras Complexas 2 – Texto de Teoria do Jornalismo

https://open.spotify.com/episode/1HzvWgekk7SbgVd9hPzSNf?si=4RBWr614TnO1dS-BBsSX8A 

Você sabe o que é Etnomatemática?

https://open.spotify.com/episode/2spS6IzhIxmXUKXHiXDdHI?si=JWOd0YtwQyiap8SbcGP41w 

A bacia do Formoso pede socorro

https://open.spotify.com/episode/7eU60znXL1CHfHNpJNltrM?si=xQVxy77VSpiBnEn1658Gng

Nessa terça-feira (12), o Inovajor promoveu ainda um minicurso sobre audiodescrição. O curso está disponível neste link.

 

 

Inscrições abertas para bolsas em projetos de extensão em Jornalismo

O Curso de Jornalismo da UFT está com três editais abertos para bolsistas em projetos de extensão. Cada edital segue um processo seletivo específico, com exigências que atendem às demandas de cada um. 

Os projetos contemplados são “Cinedebate do Jornalismo”, sob a coordenação do professor Marco Túlio Câmara; “Inovajor”, da professora Maria de Fátima Caracristi; e “Paixão de Cristo 2024”, do servidor técnico-administrativo Jorge Cardoso Dias. 

As inscrições começam nesta segunda-feira (15) e vão até o dia 24 de abril, seguidas de entrevistas. Os estudantes selecionados devem cumprir uma carga horária de 16 horas semanais e atender a outros critérios específicos para cada projeto. O valor da bolsa é de R$600,00, e não pode ser cumulativa com outras bolsas (exceto assistência estudantil), estágio ou quaisquer atividades remuneradas. O período da bolsa é de 1º de maio até 30 de novembro. Para se inscrever, a(o) candidata(o) deve preencher uma ficha de inscrição e seguir as orientações do edital desejado. 

O edital do Cinedebate do Jornalismo para preenchimento de uma vaga pode ser conferido aqui. Para se inscrever, a pessoa deve enviar uma carta de intenção simples, de até uma página, contando sobre o interesse em ingressar no projeto. O Cinedebate do Jornalismo está na sua terceira fase, com filmes sob a temática dos Feminismos. O projeto, que nasceu em 2022, discute filmes relacionados aos Direitos Humanos, em sessões abertas ao público e em espaços variados como prédios da UFT, Cine Cultura e Cine Sesc. 

O edital do Inovajor está disponível aqui. A inscrição é realizada mediante o preenchimento do Anexo 1 do formulário. O Projeto Inovajor tem o objetivo de criar conteúdos mais acessíveis para os estudantes PcDs, especificamente Podcasts e pequenos vídeos e fomentar a pesquisa na inovação disruptiva.

Já quem se interessar em participar do projeto Paixão de Cristo 2024, que trata da cobertura do evento anual deve se atentar ao edital, que está disponível neste link.

Quaisquer dúvidas devem ser sanadas com o coordenador de cada projeto. Os resultados saem até o dia 29 de abril.

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