A UFT vêm realizando uma série de Fóruns temáticos em todos os Câmpus com a proposta de embasar a construção do Plano de Cultura da instituição, que será criado por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Proex), com a participação dos sete câmpus da Universidade. Hoje pela manhã, no Cuica, Palmas, foi iniciado o ultimo evento desta série. A programação, organizada pela Direção do Câmpus contou com a palestra de abertura sobre "Gestão Cultural nas universidades: desafios e possibilidade", ministrada pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Thérèse Hofmann.
Mesa de abertura do Fórum de Cultura do Câmpus de Palmas (Foto: Elini Oliveira/Dicom
Thérèse falou sobre Gestão Cultural (Foto: Elini Oliveira/Dicom)Em sua fala Thérèse relembrou que esteve na UFT durante a implantação da instituição e que se sentia feliz em notar a evolução da universidade ao longo desses anos. Sobre o tema de Gestão Cultural, a palestrante apresentou os problemas que são comuns em todas as universidade federais do país e apresentou possibilidades de "driblar" essas adversidades. "Sabemos que estamos vivendo momentos conturbados quanto a corte de verbas e é neste momento que devemos pensar em soluções cada vez mais criativas para que o trabalho cultural continue", explica.
No período da manhã estiveram presentes para a palestra professores, alunos e fomentadores da cultura palmense e também interessados em ouvir e fazer parte da construção do Plano de cultura da UFT. Dentre os presentes estava o aluno do curso de Artes/Teatro e também pesquisador do Grupo de Pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (Conac), Thiago Rodrigues Cassiano. Ele comenta que o evento é uma oportunidade de conhecimento para todos. "Com essa proposta de programação nós alunos, pesquisadores e futuro fomentadores da cultura podemos ter uma noção das ações e planejamento que a universidade possui e busca em relação a cultura e além disso podemos participar desse momento de criação", conta
Thiago (de óculos) veio acompanhado dos colegas de curso (Foto: Elini Oliveira/Dicom)
O evento continua no período da tarde com o Grupo de Trabalho de Palmas (GT) que irá diagnosticar as ações e agentes realizadores nas diferentes áreas temáticas e linguagens e além disso, debater o suporte necessário para viabilizá-las, bem como as linhas estratégicas que devem serem seguidas. Todas as discussões dos sete câmpus serão entregues a Proex que irá apresentá-lo futuramente com as sugestões de todos.
Redes Sociais