O 1º Congresso Internacional e 2° Congresso Nacional de Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP, evento que começou sua programação na quinta-feira (24) e seguiu até a sexta (25), em Maceió, no estado de Alagoas, foi realizado pela equipe do Comitê Gestor Nacional e de profissionais que coordenam o Mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
As atividades foram promovidas das 8h às 19h, com debates de diversos temas, como cidades sustentáveis e inteligentes, economia circular, produtos tecnológicos, governança colaborativa, entre outros. O tema central é Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade aplicadas à Administração Pública.
A organização acredita que a abordagem da temática, deve estreitar o relacionamento entre as universidades associadas, divulgar os trabalhos realizados no Mestrado Profissional em Administração Pública, além de desenvolver uma rede internacional que discuta a administração pública e fortaleça o trabalho dos docentes e discentes do PPROFIAP.
Segundo o professor da UFT, coordenador geral do evento e diretor acadêmico da Rede Nacional PROFIAP, George Brito, o evento é mais um espaço de discussão de temas científicos no âmbito da Gestão Pública. “O foco é fomentar e abrir novos caminhos para a área de Administração Pública. Com a variedade de temas como as novas tecnologias na área pública, inovação, federalismo nas políticas e finanças públicas, entre outros temas emergentes, o público presente terá a oportunidade de debater assuntos atuais da área”, observa.
O Congresso contou com a participação de 318 pessoas inscritas, 197 trabalhos submetidos, 166 trabalhos aprovados para apresentação, 9 palestras, sendo 4 internacionais e 5 nacionais e 15 Grupos de Trabalhos (GTs) de discussão.
Da UFT, além do professor George Brito, participaram a professora Suyene Rocha, o servidor Adriano Castorino e os mestrandos do PROFIAP Alana Alves, Maurício Costa e Denise Aguiar.
PROFIAP
O Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Mestrado Profissional em Rede Nacional - (Profiap) foi criado em 2013 por um grupo de trabalho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e aprovado pela Capes em 2014.
A missão do curso é formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.
Redes Sociais