Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EdUFT > Catálogo > Obras Acadêmicas > Sobre Crônicas, Cronistas e Cidade: Rio de Janeiro nas crônicas de Lima Barreto e Olavo Bilac (1900-1920)
Início do conteúdo da página

Sobre Crônicas, Cronistas e Cidade: Rio de Janeiro nas crônicas de Lima Barreto e Olavo Bilac (1900-1920)

Autor: Radamés Vieira Nunes
Ano de publicação: 2017
Área/Sub-área: Ciências Humanas, Letras e Artes
Valor: R$ 25,00

Sinopse:

Do alto do morro, alguém observa a Avenida Central; da avenida, outra pessoa observa o morro; do morro, um sujeito assusta-se ao ver que hábitos da avenida subiam o morro; da avenida, alguém olha e se espanta ao notar que costumes e tradições do morro passeavam pela aplainada e larga rua. Muitos se surpreenderam ao acompanhar o morro que se tornou avenida. Desses possíveis olhares se formaram as crônicas, ou melhor, a cidade feita texto que retornou às ruas como cidades possíveis. Bilac e Barreto nos oferecem suas visões literárias e/ou jornalísticas do espaço urbano do Rio de Janeiro no momento em que as ruas eram foco de atenção não só da imprensa, mas de toda a sociedade carioca.

Sobre o autor: Radamés Vieira Nunes é professor do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Porto Nacional. É graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Câmpus Catalão, e doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Fim do conteúdo da página